O Tomate Coração de Boi do Douro regressa à mesa no próximo dia 25, na Quinta do Seixo, da Sogrape (Tabuaço).
“O concurso que veio para mostrar as qualidades superiores do Tomate Coração de Boi do Douro volta a reunir especialistas para elegerem o melhor tomate da temporada, integrando o júri chefes de cozinha de referência, enólogos, jornalistas e outros atores na área da gastronomia”, explica a organização em comunicado.
Além da prova, não faltará o espírito festivo do concurso, já que após o apuramento do vencedor, pelas 18h30, tem lugar o jantar volante, que “é já um grande ponto de encontro entre produtores de vinhos do Douro, visitantes e turistas, animado por uma mesa de sabores à volta do tomate e vinhos das quintas concorrentes”, acrescenta a organização.
Na sua VIII edição, a Festa do Tomate Coração de Boi do Douro é um evento anual de valorização dos produtos autóctones e tradicionais da região vinhateira portuguesa Património da Humanidade e de Trás-os-Montes. Para Celeste Pereira, este “é também um modo de promover o território, a sua diversidade de produto e originalidade. Em sete anos, transformamos a época de produção do tomate numa festa no Douro, atraindo à região um número cada vez maior de pessoas. A iniciativa centra-se no Tomate Coração de Boi do Douro, mas vai muito além disso. É também um momento de exaltação da região vinhateira nas suas múltiplas vertentes, promovendo o vinho, o território, o turismo, as gentes do Douro que aqui trabalham todos os dias e aqueles que, com visão, nele investem”.
Informal, festivo e envolvente, o concurso conta com a participação dos principais produtores de vinho das quintas do Douro. É itinerante, realizando-se todos os anos numa quinta do Douro diferente. Iniciou na Quinta Dona Matilde, passou pelas quintas de la Rosa, Vallado Ventozelo, Nápoles (Niepoort) e este ano, tem a virtude de dar a conhecer um dos projetos mais ambiciosos do Douro atual, a Quinta do Seixo, da Sogrape, que abriu no final do verão passado o restaurante Seixo by Vasco Coelho Santos, o chefe estrela Michelin. Sobranceira ao rio Douro e situada na bonita marginal do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Seixo é um dos projetos pioneiros do enoturismo no Douro.
A inscrição no jantar tem um custo de 50 euros. As inscrições são limitadas e requerem reserva e pagamento prévios via e-mail greengrape@greengrape.pt).