Com um investimento de cerca de 55 mil euros, vai permitir uma melhoria do serviço de abastecimento de água à população residente nos municípios, contribuindo para um aumento da eficiência das operações e para a otimização dos processos e rotinas operacionais.
Este investimento da Águas do Norte contribui para “elevar os níveis de ciber-resiliência, enquanto contribui para promover o salto tecnológico das infraestruturas do referido Sistema de Telegestão”.
Trata-se de uma estratégia de transformação digital assente na modernização tecnológica, garantindo “um sistema de abastecimento de água económica e ambientalmente mais sustentável, aliado à eficiência do serviço que presta no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal”.
A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas. Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.