Sem o habitual convívio, a organização da Feira da Alheira (Associação Comercial e Industrial e câmara municipal) decidiu assinalar aquela que seria a 22ª edição do certame com a criação de uma plataforma de vendas online (mirandelamarket.pt), disponível durante todo o mês de março, com vários produtos da região à distância de um clique.
E naquele que foi o último fim de semana do mês, a população teve a oportunidade de degustar o famoso enchido por apenas um euro. Para isso, os produtores desta iguaria certificada entregaram, gratuitamente, 1170 alheiras aos 39 restaurantes do concelho que aderiram ao Festival da Alheira, que decorreu em regime de takeaway.
“Nos tempos que correm, estas iniciativas acabam por ser uma grande ajuda”
Paulo Loureiro, Proprietário
de Restaurante
Paulo Loureiro é proprietário de um desses restaurantes, situado na Avenida das Amoreiras. Decidiu aderir “porque a alheira é o ex-líbris da região, mas também para relembrar a Feira da Alheira”.
À semelhança dos outros restaurantes, recebeu 30 alheiras para confecionar. Por cada refeição embolsou 4,50 euros (3,50 euros suportados pela organização e um euro pelo consumidor), ou seja, faturou, com esta iniciativa, 135 euros, um valor que, nos tempos que correm, “acaba por ser uma grande ajuda”, confessa Paulo Loureiro, admitindo que “é importante que continuem a haver iniciativas destas, com outros produtos da região”.
Os últimos tempos “não têm sido fáceis e nem o takeaway tem ajudado”. “Nós trabalhamos muito à base de diárias e com turistas. Com a pandemia, parou tudo. Esperamos abrir no dia 5, com esplanada. Fechar por completo é que não pode ser porque assim será muito difícil mantermos os funcionários, como até agora”.
Ciente dos tempos complicados para o setor, Sandra Geraldes decidiu inscrever-se no Festival da Alheira.
“Decidi aderir para ajudar a restauração neste momento difícil”
Sandra Geraldes, Participante
“Decidi aderir para ajudar o comércio local, principalmente a restauração, que está a ultrapassar um momento muito difícil. Temos que ajudar de alguma maneira”, explicou, enquanto lhe era entregue a sua refeição, alheira grelhada acompanhada de batata cozida e grelos.
Recorde-se que a Alheira de Mirandela é um produto IGP (Indicação Geográfica Protegida) e, reza a lenda, foi criada para salvar os judeus, quando estes eram queimados vivos pela inquisição.[/block]