Sábado, 3 de Dezembro de 2022
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

“Alijó a Caminhar” quer potenciar o turismo de natureza no concelho

A apresentação do projeto decorreu esta manhã, no Auditório Municipal de Alijó, e contou com a presença do vice-presidente do Turismo do Porto e Norte, Inácio Ribeiro, e da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira

PUB

A par do arranque do I Festival de Percursos Pedestres, uma iniciativa de caráter anual que promove cada uma das pequenas rotas (PR) que foram implementadas no concelho, cuja rede municipal perfaz 200 quilómetros de trilhos, esta manhã foi apresentado o projeto “Alijó a Caminhar”.

De acordo com José Paredes, presidente do município de Alijó, o objetivo passa por “trazer gente ao concelho, contribuir para a coesão territorial, da região e do país”. É, ainda, “uma oportunidade para novos negócios e para fixar gente no interior, que bem precisa”.

O projeto começou “há cerca de dois anos e meio, com uma candidatura através da Associação Douro Histórico, no âmbito das renovações das aldeias. Totaliza cerca de 200 mil euros de investimento e é comparticipada por fundos comunitários. Esperamos que, efetivamente, seja um selo de qualidade que permitirá trazer gente ao concelho de Alijó, sobretudo um nicho de turismo que é cada vez mais procurado, o turismo de natureza”.

A esta rede de percursos “está associada uma plataforma digital”, ‘Feel Alijó’, através da qual “as pessoas poderão não só descobrir e acompanhar os percursos como, ao mesmo tempo, reportar uma série de situações ao longo dos percursos, ocorrências georreferenciais, acompanhar a meteorologia, saber onde se localizam os restaurantes e outros equipamentos”.

Em suma, “é um produto estruturado, de qualidade que, estou convencido, muito contribuirá para o desenvolvimento económico do concelho de Alijó” e permitirá, também, “esbater a sazonalidade do turismo”.

Este sábado foram apresentados os primeiros três novos percursos, “Trilho de Favaios-Alijó”, “Trilho de Pinhão – Casal de Loivos” e “Trilho das Muralhas”, União de Freguesias do Pópulo e Ribalonga-Santuário Nossa Senhora da Boa Morte.

Segundo José Paredes, a rede municipal passa a contar com “20 percursos pedestres, que acabaram de ser homologados e que interligam a paisagem e todas as freguesias do concelho”.

O I Festival dos Percursos Pedestres decorre até às 13h00 de amanhã. Esta noite, a fadista Deolinda Bernardo dará um concerto no Auditório Municipal de Alijó, pelas 21h30.

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.