Em comunicado, a autarquia explica que o festival “inclui a apresentação do projeto ‘Alijó a Caminhar’ e de 17 novos trilhos que se juntam aos três já existentes.
Acrescenta ainda que este projeto “representa uma forte aposta do município na valorização de um dos produtos turísticos mais procurados pelos amantes da natureza, da paisagem e do património”.
A sinalização e marcação destes itinerários paisagísticos “pretende contribuir para a dinamização das economias locais e do pedestrianismo, para a manutenção e conservação dos caminhos rurais, do património e ordenamento do território em geral”, reafirma a edilidade.
A rede concelhia passa a contar com 20 percursos pedestres, relacionados com os diferentes pontos de interesse turístico e paisagístico de cada uma das freguesias, como miradouros, castros e outro património arqueológico, espaços verdes, igrejas e capelas, que dão a conhecer todo o território e o seu património edificado e paisagístico.
Durante o evento, serão inaugurados três dos 17 novos percursos pedestres, sendo que os interessados em percorrer estes trilhos durante o fim de semana do Festival, poderão inscrever-se gratuitamente no Posto de Turismo de Alijó ou em turismo.cm-alijo.pt, até ao dia 9 de março.
Os participantes serão acompanhados por guias profissionais e terão direito a um kit do evento, que inclui seguro, t-shirt, água e fruta.
Os percursos que integram o programa são o PR14 “Trilho de Favaios – Alijó” (10,5 km), o PR6 “Trilho das Muralhas” (10,8 km) e o PR20 “Trilho de Pinhão – Casal de Loivos” (9,8 km). Toda a informação sobre a extensão, o grau de dificuldade e as características técnicas de todos os percursos pode ser encontrada em desdobráveis disponíveis no Posto de Turismo de Alijó e no site institucional turismo.cm-alijo.pt.