Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022

Alunos conheceram processo de produção de um jornal

A iniciativa “O Jornal vai à Escola” chegou a mais um grupo de alunos, desta vez no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, em Chaves.

-PUB-

Os estudantes puderam conhecer o processo por que passa um jornal até chegar às bancas, desde a etapa da pesquisa e redação das notícias, até à parte gráfica, passando pela fotografia, produção e paginação. Os jovens puderam também conhecer um pouco da história do jornal A Voz de Trás-os-Montes que completa, dia 9, 75 anos de existência.

Eu não tinha noção do trabalho que dava, sabia que era trabalhoso, mas nunca neste nível.”
Sara Machado
Aluna AE Dr. Júlio Martins

Os alunos mostraram alguma admiração com todo o trabalho que implica lançar as edições de um jornal e admitem que não faziam ideia que envolvia tanto esforço.

Tiago Vila Chã, aluno do 11.º ano, achou a ação “importante”, porque “retrata muito bem o papel que um jornal regional tem num território tão pequeno”.

O estudante admite que lê, no digital, mais jornais desportivos, já que tem interesse em futebol, mas conta que também vai espreitando alguns semanários “para estar a par do que se passa”. Sobre a produção de um jornal, pouco sabia, já que não era um assunto sobre o qual tivesse pesquisado, mas depois desta ação ficou a achar que “é realmente fascinante saber o que se passa por trás”, já que é “algo a que não tinha tido acesso”.

‘”A produção de um jornal não era algo que me interessasse muito, mas é realmente fascinante ver o que se passa por trás.”
Tiago Vila Chã
Alunos AE Dr. Júlio Martins

Sara Machado, da mesma turma, participou ativamente na sessão, sugerindo mesmo o tema para uma notícia que os alunos ajudaram a escrever acerca de padel. “Gostei de participar, até porque é um assunto que me interessa muito e não há muitas notícias sobre isso, ainda por cima num jornal não só digital como também em papel”, afirmou. A aluna não conhecia o trabalho que implica preparar uma edição de jornal, mas considerou a ação “muito esclarecedora”.

“Eu não tinha noção do trabalho que dava, sabia que era trabalhoso, mas nunca neste nível”, referiu Sara, que mostrou interesse pela área da comunicação, embora não seja a sua primeira opção.

O “Jornal vai à escola” é uma iniciativa do jornal A Voz de Trás-os-Montes, que se iniciou em 2020, e pretende sensibilizar a geração mais jovem para a importância dos jornais bem como de estarem mais informados.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.