Segundo comunicado do município de Montalegre, a iniciativa “vai trabalhar diretamente com os produtores, capacitando-os e incentivando-os para a promoção e diferenciação de um dos produtos mais distintivos do país”.
O projeto “Fumeiro e Presunto de Montalegre – Qualificar, diferenciar e Posicionar”, junta cerca de 70 produtores e dá continuidade a um primeiro projeto que deixou raízes importantes para os agentes da fileira. “Fumeiro de Montalegre – Cooperar para Competir e Desenvolver” decorreu entre fevereiro de 2017 e julho de 2019 e teve como principais pilares a capacitação e a promoção.
O novo projeto arranca já esta quinta-feira, no Pavilhão Multiusos de Montalegre, naquela que será a primeira sessão de capacitação. A abertura estará a cargo do Presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves e do Presidente da APFTFB, Boaventura Moura. A apresentação do projeto será feita por Fernando Pereira, da APFTB.
O lançamento conta ainda com as intervenções de Helena Ribau e Alfredo Pereira (Ruris) que irão focar a sua comunicação na “Importância da IGP na valorização do Fumeiro de Montalegre”. O encontro termina com a apresentação da proposta da versão 2021/2022 da Plataforma de Venda Online de Fumeiro de Montalegre, por João Costa (SOOS).
O projeto “Fumeiro e Presunto de Montalegre – Qualificar, diferenciar e Posicionar” decorre de uma candidatura aprovada ao Sistema de Incentivos às Ações Coletivas, do Norte 2020, e estará em curso até fevereiro de 2023. O investimento previsto ronda os 245 mil euros.