Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

“Fins-de-Semana Gastronómicos” de volta a Macedo de Cavaleiros

A iniciativa “Fins-de-Semana Gastronómicos” em Macedo de Cavaleiros está de volta com a segunda semana inserida no seu programa, trazendo agora ao concelho outro típico prato transmontano, o azedo.

-PUB-

A especialidade transmontana estará em destaque entre os dias oito e 10 de dezembro nos vários restaurantes aderentes aos “Fins-de-Semana Gastronómicos”, iniciativa promovida pelo Município de Macedo de Cavaleiros e o “Geopark Terras de Cavaleiros”.

O azedo é um fumeiro semelhante à alheira, mas maior e mais ácida no paladar, sendo “habitualmente servida com grelos de nabiça ou espigos de couve, o Azedo é um enchido fumado que está pouco a pouco a sair das mesas exclusivamente transmontanas”, explica o Município.

O prato ostenta o selo GeoFood, “criado para vincular alimentação e território, sustentabilidade, sabor e turismo, e, assim, aproximar o consumidor da natureza, dos produtos locais e da sua origem e cultura”.

“Temos vindo a notar, cada vez mais, que muitas pessoas já vêm de longe, em algumas ocasiões em autocarros, incluindo de Espanha, para provar o que de melhor se faz na nossa cozinha”, conclui o presidente da autarquia.

O programa dos “Fins-de-Semana Gastronómicos” irá continuar em janeiro de 2024 a Rota das Casulas e do Butelo, de 12 a 14 do primeiro mês do ano, seguido pela Rota do Javali de 25 a 28 de janeiro, promovida em conjunto com a Confraria do Javali.

A iniciativa continua em fevereiro com o Festival do Grelo entre os dias 10 e 13, encerrando depois o roteiro em março com o fim-de-semana do Cabrito à Mesa, de 29 a 31 de março, mais uma oportunidade, para “criar aqui dinâmicas de turismo gastronómico, que representem uma mais-valia para os empresários do concelho”, explica o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS