É uma modalidade em crescimento, que está a dar os primeiros passos em Portugal, e que tem já Macedo de Cavaleiros na rota.
“Trata-se de uma prova pioneira no nosso concelho de uma atividade desportiva que tem cada vez mais praticantes do norte ao sul do País. E à qual emprestamos o nosso apoio porque entronca na estratégia de promoção do Município como um destino de turismo de natureza e de desportos de ar livre, incluindo os mais radicais”, explica Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Organizado pela associação Grijó + Jovem, e com o apoio da Câmara Municipal e a freguesia de Grijó tencionam inserir o Corço Challenge nas provas da Liga Portuguesa de OCR (Obstacle Course Racing), caso o balanço final da edição de estreia providencie os indicadores necessários à pretensão.
As corridas de obstáculos em Portugal começaram em 2013. E, de acordo com a Federação Portuguesa de Corridas de Obstáculos, assiste-se desde 2019 a um assinalável incremento da modalidade, com cada vez mais atletas federados, amadores e, igualmente, clubes.