Sábado, 12 de Julho de 2025
No menu items!

Associação de Produtores de Azeite D´Ouro lançada na Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos

Será oficialmente apresentada na abertura da Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos, que decorre de 13 a 15 de junho, em Alijó, a nova Associação de Produtores de Azeite D´Ouro, uma entidade que reúne olivicultores, produtores e comercializadores de azeite, com o objetivo de representar e valorizar o setor oleícola do planalto de Alijó e de Portugal.

-PUB-

Uma das novidades da edição deste ano é o 1.º Concurso de Azeites da Feira, que reforça o compromisso com a promoção da qualidade e excelência do azeite nacional, em particular da região duriense.
Alijó reúne um património olivícola onde a maioria das oliveiras são centenárias o que se traduz na diferenciação e qualidade do azeite produzido na região. Com parcelas de pequena e média dimensão, o concelho detém cerca de um milhar de olivicultores e aproximadamente duas dezenas de produtores e comercializadores de azeite.
A Associação de Produtores de Azeite D´Ouro surge para responder aos novos desafios da cultura do olival, como a necessidade crescente de representação institucional, defesa dos interesses do setor e promoção do conhecimento técnico e científico.
Entre os principais objetivos da associação destacam-se a dinamização do Centro Interpretativo D’Olival ao Azeite D’Ouro através de protocolo a celebrar com o Município de Alijó, promotor e proprietário do equipamento, prevendo a comercialização de azeite e produtos derivados, promoção de eventos, concursos e degustações.
Acresce ainda a qualificação do azeite do Douro, através da formação especializada para olivicultores, e a valorização do produto azeite e desenvolvimento de subprodutos e derivados do azeite e da azeitona, em colaboração com a comunidade científica e académica.
A Associação pretende ainda criar e promover a identidade “Azeite D ´Ouro”, envolvendo em rede diversas empresas e instituições ligadas à olivicultura, com o objetivo de dinamizar projetos comuns que estimulem a inovação, o desenvolvimento sustentável e a competitividade do setor a nível regional e nacional.
“Com esta iniciativa, Alijó reforça o seu papel como território estratégico na produção de azeite de qualidade e afirma-se como um centro ativo de inovação e valorização do olival português. Queremos valorizar o setor olivícola, o nosso azeite que tem excelentes propriedades e a marca Douro que deve ser devidamente promovida e valorizada”, afirma José Paredes, Presidente da Câmara Municipal de Alijó.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS