Com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais, realiza-se em La Bañeza, entre 24 e 26 de junho, o Curso de Verão da UNED designado “Ferrocarriles que vuelven a funcionar: la recuperación de las vías como apuesta al desarrollo territorial”, do qual, a Associação Vale d’Ouro é parceira e onde o presidente da Direção dará a perspetiva de Portugal para o tempo.
Durante o curso “será estudada a importância da reabertura da linha ferroviária Astorga-Plasencia (Ruta de la Plata) para o desenvolvimento regional do oeste da península, bem como a natureza estratégica desta linha através das ligações com Portugal”.
O curso será ministrado presencialmente e online e será dirigido pelo professor emérito da Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais da UNED, Miguel Ángel Sebastián, e pela coordenação de Daniel Pérez Lanuza, da RENFE, que também fará uma apresentação sobre o uso turístico da linha ferroviária Ponferrada-Villablino.
Entre os oradores estará presente Luís Almeida, presidente da Direção da Associação Vale d’Ouro, já amanhã, que falará sobre as linhas reabertas em Portugal e o projeto de construção de uma nova linha ferroviária entre o Porto e Zamora. Na sua intervenção será ainda apontado o ponto de situação da reabertura e modernização da Linha do Douro, bem como as perspetivas que se avizinham para o desenvolvimento socioeconómico do território que atravessa.
Este curso é organizado pela UNED – Ponferrada com o apoio do Ayuntamiento de La Bañeza e conta com a colaboração da Associação Vale d’Ouro.
O período de inscrições já está aberto através do site da UNED, com o link extension.uned.es/actividad/idactividad/36767 e presencialmente no período da tarde, na sede da Sala de Aula Virtual da UNED em La Bañeza, no Centro Cultural das Tierras Bañezanas.