Quinta-feira, 28 de Outubro de 2021

Autarca de Bragança “estupefacto” com decisão “precipitada” do PSD

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, disse hoje que ficou “estupefacto” com a decisão que considera “precipitada” do PSD de divulgar nomes de recandidatos do partido às eleições Autárquicas, numa lista da qual também faz parte.

-PUB-

“A minha reação é de estupefação com o anúncio que me parece precipitado”, afirmou à Lusa, reiterando que foi “com alguma surpresa” que assistiu ao à apresentação, na quarta-feira, feita pelo secretário-geral e coordenador autárquico nacional do PSD, José Silvano, de mais cem candidatos do partido com a promessa de que o processo ficará concluído até 31 de março.

O nome de Hernâni Dias consta entre os nomes dos atuais presidentes de Câmara do PSD que irão recanditar-se, mas o autarca social-democrata garante que ainda não foi contactado pelas estruturas nacionais do partido sobre o assunto Autárquicas 2021.

“Provavelmente houve aqui alguma dificuldade de comunicação”, é a justificação que encontra para o sucedido.

Hernâni Dias considerou que “não faz sentido estar a divulgar nomes” em relação a ele concretamente, “o próprio ainda não tomou a decisão”.

“É prematuro estar a falar sobre o assunto, uma vez que não há decisão tomada”, insistiu.

Hernâni Dias está a acabar o segundo mandato e a lei permite que se candidate uma terceira e última vez.

O autarca sucedeu a Jorge Nunes que, em 1997 conquistou a Câmara de Bragança ao PS.

Desde então, há quase 24 anos, que o PSD é poder na principal câmara do distrito de Bragança, com uma maioria em que, nas últimas autárquicas, elegeu cinco dos sete vereadores que compõem o executivo municipal, e o PS ficou com dois.

O presidente social-democrata disse hoje à Lusa que “oportunamente não deixará de avisar os munícipes e a Comunicação Social” da decisão que tomar em relação às Autárquicas deste ano.

Tal como tinha anunciado na semana passada o presidente do PSD, Rui Rio, o secretário-geral e coordenador autárquico nacional do PSD, José Silvano, fez, na quarta-feira, “a apresentação de mais cem candidatos” do partido às próximas autárquicas e prometeu que o processo ficará concluído até 31 de março.

“Vamos apresentar agora os cem candidatos, divididos em duas partes: são 23 candidatos novos, isto é, candidatos que não são presidentes de câmara e que não estão em exercício de funções e serão 77 que são presidentes de câmara recandidatos a um novo mandato”, afirmou.

José Silvano detalhou que, dos 98 presidentes de câmara atuais do PSD, “há 13 que não se podem recandidatar, porque já cumpriram três mandatos”, há “quatro ou cinco que não querem recandidatar-se” e outros tantos que “ainda estão em processo de decisão nas respetivas estruturas e serão apresentados nas próximas semanas”.

O secretário-geral do PSD distinguiu os 23 candidatos já homologados dos restantes 77, apresentados igualmente como candidatos, num vídeo com os seus nomes e câmaras.

“Estes 77, quando quiserem ser candidatos, apresentar a sua candidatura formal, poderão fazê-lo no tempo e na forma que entenderem, com a garantia da homologação na própria semana”, disse.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.