Quinta-feira, 3 de Outubro de 2024
No menu items!

Autarquia e população contestam aprovação da exploração de lítio

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) atribuiu um parecer favorável à Declaração de Impacte Ambiental (DIA) da exploração de lítio na Mina do Romano, proposta pela Lusorecursos, na localidade de Morgade, Montalegre, ainda que condicionado, já que impõe um conjunto alargado de medidas.

-PUB-

Mas as compensações previstas não convencem autarquia, associações e população local.
A presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, lamenta a decisão da APA e garante que o município “tudo fará para que a exploração não venha para aqui”. A preocupação é com as populações, o consumo de água pela atividade extrativa e também o lobo ibérico e garante que “esta luta não terminou por aqui”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS