Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Azeite de Mirandela oferecido a Fátima para celebrações Pascais

A Câmara Municipal de Mirandela contemplou a oferta do azeite local à Diocese de Leiria-Fátima no âmbito do projeto “Mirandela Destino do Azeite”.

-PUB-

Em comunicado à imprensa, a autarquia refere que é costume, em época Pascal, oferecer “azeite de produção própria às igrejas locais para consagração” e uso nos sacramentos; este ano, decidiram oferecer também ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. “[É] uma honra que o azeite de Mirandela integre os Santos Óleos do Santuário de Nossa Senhora de Fátima”, lê-se no comunicado.

O referido projeto possui uma “programação cultural e turística” que visa o “relevo económico e social” que o azeite tem no concelho. De categoria Extra Virgem, é produzido num lagar local com azeitonas colhidas de 1100 oliveiras típicas da região que se encontram no centro da cidade.

Este azeite é considerado “um dos produtos de qualidade superior do concelho”, pelo que Mirandela conta com “a maior mancha de olival da região de Trás-os-Montes e Alto Douro” e 14 produtores de azeites DOP.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.