A edição “Azeite Porca de Murça – Cacau Fused”, da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça (CAOM), foi distinguida como o melhor azeite aromatizado do mundo, ocupando a 1.ª posição no “TOP 25 Flavoured Oils of the World 2025”.
Em comunicado, a CAOM salienta que o reconhecimento é atribuído pelo Extra Virgin Olive Oil (EVOO) World Ranking, sistema global criado em 1997 pela World Association of Journalists of Wine and the Spirit (WAWWJ), “que reúne e pontua os azeites mais premiados nos principais concursos internacionais, constituindo-se como referência mundial na comunicação da qualidade dos azeites virgem extra”.
Para além da distinção máxima obtida pela fusão com cacau, a cooperativa murcense viu outra inovação entrar diretamente para o lote dos melhores do mundo. O “Azeite Porca de Murça Castanha Judia”, lançado recentemente, conquistou no seu ano de estreia 9 prémios internacionais, garantindo a entrada direta no “Top 25″ mundial.
Esta edição resulta de uma colaboração entre a cooperativa e o produtor Lino Sampaio, combinando o Azeite Cordovil de Murça com a Castanha Judia proveniente de Carrazedo de Montenegro.
Francisco Vilela, presidente da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, realça que “o facto de termos alcançado o 1.º lugar mundial com o Azeite com Cacau e colocar a edição Castanha Judia no Top 25 demonstra que a inovação nascida do território pode competir ao mais alto nível. Estes reconhecimentos confirmam que valorizar a identidade regional traz resultados concretos.”





