Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
No menu items!

Carla Alves com contas arrestadas

A nova secretária de Estado tem as suas contas arrestadas devido a uma investigação ao seu marido, Américo Pereira, ex-presidente da Câmara de Vinhais.

-PUB-

A notícia foi avançada, hoje, pelo Correio da Manhã (CM). A nova secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, tem diversas contas arrestadas, fruto de uma investigação que visa o marido Américo Pereira, ex-presidente da Câmara de Vinhais.

Em causa está o período entre 2013 e 2020, em que terá entrado mais dinheiro nas contas conjuntas do casal do que aquilo que seria declarado.

De acordo com o CM, o Ministério Público (MP) fala de um crime de corrupção ativa e prevaricação, tendo pedido o julgamento de Américo Pereira. As contas conjuntas com Carla Alves continuam arrestadas e a acusação pede a devolução ao Estado de cerca de 700 mil euros, por não ser possível justificar a sua proveniência.

Há instantes, em declarações à CNN, João Paulo Batalha, vice-presidente da Associação Cívica, Transparência e Integridade, lamenta que Carla Alves “tenha acabado de tomar posse e, em vez de estar a trabalhar em questões relacionadas com a agricultura, tenha de responder a questões que a colocam sob suspeita”.

O responsável admite que “o governo parece não fazer o trabalho de casa, na hora de convidar alguém para tomar posse”, visto que “em cada remodelação, o governo traz pessoas que estão sob suspeita”.

João Paulo Batalha pede, por isso, que o primeiro-ministro “diga quais os critérios de escolha e por que razão falha tanto nos recrutamentos”.

De referir que Carla Alves não está acusada de nada, ao contrário do marido, contudo, por ser titular nas contas em questão acaba por ser referenciada na investigação da PJ.

Carla Alves é natural de Bragança, tem 52 anos e é licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte desde dezembro de 2018 e foi, também, diretora do Parque Biológico de Vinhais, fazendo parte do quadro técnico da Câmara de Vinhais desde 2000.

Tomou posse, esta quarta-feira, como secretária de Estado da Agricultura, substituindo Rui Martinho, que deixou o cargo por motivos de saúde.

Está previsto que a governante faça, ainda hoje, uma declaração.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.