O seu nome foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Concelhia de aderentes e confirmado pela Comissão Coordenadora Distrital de Vila Real.
Ana Catarina Alves Peniche nasceu a 15 de agosto de 1980 em Vila Real. Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica, a candidata revela que, mesmo sem representação, nos últimos quatro anos, “não limitamos a nossa intervenção, estando presentes em várias lutas, seja nos apoios sociais, património, ambiente, transportes, serviços públicos, na cultura e tantas outras”.
Acrescenta ainda que o BE “tudo fará para voltar a ter representação na Assembleia Municipal de Vila Real”, de forma a “dar institucionalmente seguimento ao trabalho que tem vindo a desempenhar nas ruas e nas lutas concretas, lado a lado com os e as vila-realenses”.
Para além da prática clínica, a sua experiência profissional passa pela formação/ acompanhamento/intervenção de grupos em vulnerabilidade social. Desempenhou funções nas áreas da psico-oncologia e mediação social. Neste momento, exerce funções na área da psicologia em contexto escolar.
Ativista pelos direitos humanos, integrou o Movimento Que se Lixe a Troika, coopera com a Rede 8 de Março entre outros movimentos/coletivos nacionais e locais. É cofundadora e membro ativo da Catarse-Movimento Social.
É membro da Comissão Coordenadora Distrital de Vila Real e Dirigente Nacional do Bloco de Esquerda.
Foi candidata pelo Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal nas eleições Autárquicas de 2017.