Após ter ligado para a empresa FCC Environment e ter recebido a resposta que “a pessoa responsável por esses assuntos só atende chamadas meia-hora por dia (das 14h às 14h30)”, a VTM entrou em contacto com o vereador da Câmara Municipal de Vila Real, com o pelouro da Recolha dos Resíduos Sólidos Urbanos e Limpeza Urbana.
Adriano Sousa garantiu que a câmara tem um contrato de concessão de limpeza urbana (com a FCC), que está a “ser cumprido”, e que é diferente do serviço prestado pela empresa Resinorte, responsável pela recolha do lixo reciclado.
Apesar disso, para o responsável, o estado da cidade deve-se, sobretudo, “às más práticas” das pessoas, porque, “muitas vezes, colocam os cartões não dobrados fora dos contentores”, assim como sacos de lixo à face da estrada, ou seja, “fora dos locais habituais”.
Assim, Adriano Sousa apela “às pessoas para quem cumprem as normas de colocação de resíduos”, porque “não há recolha que resista se as pessoas não colaborarem”, acrescentando que a câmara “está a fazer os possíveis para que a recolha seja devidamente realizada”.
Entretanto, a VTM conseguiu apurar que as recolhas da empresa FCC na cidade terão diminuído o número de dias de recolha por semana.