Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Colégio Moderno de S. José – Educar para Humanizar

O lema Educar para Humanizar, constitui o maior desafio do Colégio Moderno de S. José, em que Família e Escola, investimos o melhor que somos e temos, no sentido de forjar os atores do futuro

Inserida na missão evangelizadora da Igreja, somos uma escola católica que se propõe contribuir para o desenvolvimento integral dos educandos, onde cada um ocupa o lugar central da nossa ação. A Comunidade Religiosa do CMSJ é expressão visível da memória do Carisma – Iluminar e Aquecer – a inteligência e o coração das crianças que cuidamos.

Cada pessoa, única e irrepetível, traz dentro uma marca do Criador e uma chamada a Ser ao jeito de Jesus – o verdadeiro Mestre de Humanidade. Queremos potenciar todos os seus dons e talentos, para que os coloquem ao serviço da comunidade, “Fazendo o Bem, onde houver Bem a fazer”. A nossa força pedagógica vai além da qualidade de ensino que perseguimos, assumindo como principal tarefa transmitir valores que promovam a paz, a interculturalidade, o cuidado da vida e da casa comum, o acolhimento e a Hospitalidade à Pessoa e à Criação inteira. Os alunos são os melhores aprendizes da reciclagem, de estilos de vida saudável e da solidariedade aos mais vulneráveis. Aprendamos a humanizar as nossas relações, porque ser-se verdadeiramente humano, é uma meta das nossas práticas educativas que não serão medidas apenas pela superação de testes padronizados, mas pela formação de pessoas com capacidade de incidir no coração da sociedade e fazer nascer uma nova cultura.

A qualidade da nossa relação pedagógica faz de nós educadores, pessoas de “relação”, na arte de educar e para responder a este desafio, família e escola seremos sempre aliados inseparáveis, para educar com coerência. Vale a pena investir na Educação dos filhos que são o maior tesouro das famílias. O ambiente familiar que vivemos é fruto da missão partilhada com os nossos colaboradores que com competência e dedicação fazem do colégio, uma “segunda casa” dos alunos.

A nossa oferta educativa é conhecida. Suspendemos provisoriamente o 2º Ciclo, mas temos intenção de o retomar, quando possível. Entretanto, estamos a promover várias Parcerias, e Atividades (complementadas pelas AEC e inúmeros projetos tais como Clube Eco escolas, Canguru Matemático, Heróis da fruta, Missão pijama, e outros…) com vista ao desenvolvimento de competências sociais, motoras, artísticas, cognitivas e espirituais.

Continuem a contar connosco! Somos um Projeto com continuidade, somos o Colégio Moderno de S. José, a Educar há mais de 90 anos, na cidade de Vila Real.
Ir. Salomé Gonçalves

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.