Este grupo, com a sua base em Vila Real, dedica-se à exploração de repertórios alternativos, na medida em que tenham a possibilidade de acrescentar reflexão, pensamento e novas emoções e sensações ao ouvinte que, mais do que reconhecer algo, gosta de conhecer, descobrir e acrescentar o “novo” ao seu próprio mundo.
“…il Grande Ignoto” ou, em português, “…o Grande Desconhecido” é um verso de qualidade abrangente, do autor indiano Rabindranath Tagore. Ele é o mote para este concerto, não por causa de quem possa desconhecer o padre e compositor Joaquim dos Santos, mas porque é um verso que facilmente opera no fascínio de quem cria, e que o compositor transportou desde que era estudante em Itália (1963-69), até transformá-lo em música, em 2006, na obra “Quatro poemas Indianos”.
Neste concerto, haverá lugar para a estreia do ciclo de canções para voz e piano com poesias de Miguel Torga, e para a apresentação de outras obras com o colorido estético muito próprio de Joaquim dos Santos.
O novo espetáculo do Oniros Ensemble “será mais do que uma simples apresentação de música”, uma vez que, de certa forma, o compositor “estará connosco a contar-nos um pouco das suas vivências, para isso se valendo de uma componente multimédia pensada para o momento”.
Num espetáculo tem uma duração de cerca de 60 minutos e é uma ”bela oportunidade” para assistir a um espetáculo abrangente.