Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo 2021 da Junta de Vila Real. Dos oito projetos apresentados, sete seguiram para a fase de votações.
“Pelo direito de ir” é o nome do projeto da APCVR. Ficou em segundo lugar, com 215 votos. Carlos Varela, presidente da instituição, salientou que “há muitos pontos complexos em relação à acessibilidade” na cidade, dando como exemplo “os acessos a serviços públicos ou a prédios de habitação, alguns de construção recente”.
Estas são situações que afetam “quem anda de cadeira de rodas, quem usa carrinho de bebé ou idosos com mobilidade reduzida”, referindo que o objetivo do projeto “é alertar para a necessidade de mudar atitudes”.
Quanto ao projeto vencedor dá pelo nome de “Patinhas Abandonadas” e pertence à Plataforma Proanimal, uma organização sem fins lucrativos que ajuda animais de rua.
O projeto reuniu 304 votos e visa a esterilização e desparasitação dos gatos e cães, bem como o apoio a famílias carenciadas, a nível da alimentação ou tratamentos dos animais.
Helena Gomes não podia estar mais satisfeita, até porque este é o terceiro ano consecutivo que a Proanimal vence o Orçamento Participativo. A responsável lembrou que a associação funciona à base do voluntariado e este ano já esterilizou 361 animais, recolheu 280 animais da rua e potenciou 270 adoções.
“Se não ganhássemos este orçamento participativo íamos parar com as esterilizações em Vila Real. Precisámos deste dinheiro para podermos continuar a trabalhar”, frisou.
O Orçamento Participativo da Junta de Vila Real conta com uma dotação de 16 mil euros, sendo que cada projeto vencedor vai receber oito mil euros.