Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Construção da Ponte de Casas Novas decorre a bom ritmo

Depois de mais de 40 anos de reivindicação das populações de Agunchos e Formoselos, no concelho de Ribeira de Pena, as obras de construção da Ponte de Casas Novas decorrem a bom ritmo

De acordo com nota da autarquia, “a intervenção “Retificação do Traçado e da Ponte Nova sobre o Rio Louredo, Casas Novas” que o município de Ribeira de Pena está a executar, em Cerva, é já uma realidade e vai permitir que a circulação na estrada que liga as localidades de Cerva, Casas Novas e Agunchos se realize em segurança, ao longo de todo o ano”.

“Há muito tempo que existia a necessidade de intervir neste local, uma vez que a travessia no pontão existente não oferecia condições de segurança, tornando-se arriscada e mesmo impossível, sobretudo nos períodos invernais, impedindo qualquer tráfego automóvel no local”.

À data do anúncio do início dos trabalhos de construção, em junho de 2021, a Junta de Freguesia de Cerva e Limões relembrava, numa nota, que “o caminho foi longo e desengane-se quem pensa que foi simples”, uma vez que “já há 43 anos se falava da nova ponte”, em 1979.

“A travessia no atual pontão, com data de 1887, nunca ofereceu condições de segurança, tornando-se perigosa, ou até mesmo impossível, nos dias de mais chuva. Esta situação sempre obrigou as populações de Agunchos e de Formoselos a fazer um desvio considerável pela estrada de acesso a Asnela, causando, também, muitos constrangimentos ao transporte escolar”.

De acordo com o município, “a resolução desta situação era urgente e foi, desde sempre, uma das principais preocupações do executivo, que agora vê concretizada a tão aguardada ponte, que se tornou uma das maiores obras públicas municipais a decorrer no nosso concelho”. Para o autarca João Noronha, esta obra “vai aproximar as populações da freguesia de Cerva e Limões”.

A obra conta com um orçamento superior a um milhão de euros e está a ser executada por uma empresa do concelho de Ribeira de Pena. O custo da empreitada é suportado, na íntegra, pela autarquia.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

Homem encontrado morto em casa

PREMIUM

Um lar a que todos chamam casa

Homem morre em colisão

Homem morre afogado em Valdanta

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.