Quinta-feira, 19 de Maio de 2022

Covid-19: Todas as regiões com Rt a aumentar e quatro acima do limiar de um

O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 aumentou nas sete regiões do país, quatro das quais já apresentam este indicador acima do limiar de 1, indicam dados do INSA hoje divulgados

Segundo o relatório semanal sobre a curva epidémica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o valor médio do Rt entre 02 e 06 de março é de 0,99 a nível nacional e de 0,98 em Portugal continental.

De acordo com o documento, o Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – subiu de 0,64 para 0,80 no Norte, de 0,81 para 1,00 no Centro, de 0,82 para 1,05 em Lisboa e Vale do Tejo, de 0,82 para 1,04 no Alentejo, de 0,80 para 1,02 no Algarve, de 0,86 para 0,89 nos Açores e de 0,97 para 1,10 na Madeira.

“As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Autónoma da Madeira apresentam a média do índice de transmissibilidade (cinco dias) igual ou superior a 1, o que indica uma inversão da tendência para crescente” do número de infeções, avança ainda o INSA.

De acordo com os dados hoje divulgados, à exceção da região Norte, todas as regiões apresentam a taxa de incidência superior a 960 casos de infeção por 100 mil habitantes em 14 dias. O número médio de infeções diárias nos últimos cinco dias subiu de 8.528 para 11.493 a nível nacional.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

Homem encontrado morto em casa

PREMIUM

Um lar a que todos chamam casa

Homem morre em colisão

Homem morre afogado em Valdanta

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.