Foi durante esta manhã que o “Creactivity Bus” estacionou na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, em Mesão Frio, abrindo portas para que miúdos e graúdos possam “pensar com as mãos”. Entre hoje e amanhã, a principal avenida do concelho enche-se de olhares curiosos que visitam um espaço interativo que promove a aprendizagem de forma dinâmica e inovadora.
Na iniciativa é praticada a “arte de pensar com as mãos”, através de uma aprendizagem “dinâmica, inovadora e lúdica” que abrange as áreas da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, visitou esta manhã o “autocarro criativo”, presenciando de perto o entusiasmo dos mais pequenos.
“As crianças entram apreensivas, mas depois o entusiasmo é enorme. Nota-se a capacidade com que eles mexem nas coisas, enquanto vão fazendo perguntas. Têm muita curiosidade e iniciativa”, conta o autarca.
Numa iniciativa aberta a toda a população, é privilegiada a visita dos jovens estudantes do concelho, que através do “Creactivity Bus” podem descobrir “algumas das suas apetências”.
“Isto permite ver algumas apetências dos mais novos, que ao interessaram-se em certas áreas mostram as suas preferências e capacidades”, afirma o presidente do município.
“O nosso foco será sempre a educação das crianças”, acrescenta ainda.
O município de Mesão Frio apela à visita da população do concelho ao espaço interativo, no âmbito de proporcionar conhecimento e curiosidade na população mesãofriense.
“Muitas vezes vemos programas educativos aos quais o Interior não tem acesso. Estas iniciativas vêm contrariar essa tendência. Temos todo o interesse em proporcionar este conhecimento às nossas crianças. Queremos estar na linha da frente sempre que aparecerem este tipo de iniciativas”, conclui Paulo Silva.
O “Creactivity Bus”, promovido pelo BPI e pela Fundação La Caixa, estará ainda presente na avenida da vila de Mesão Frio durante o dia de amanhã, recebendo crianças a partir dos 7 anos de idade. As sessões são abertas a toda a população, e decorrem entre as 16 horas e as 17h30. Durante o restante horário, o autocarro recebe alunos do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade.