Sábado, 25 de Janeiro de 2025
No menu items!

Dia de produtores com produtos sustentáveis na Escola de Hotelaria e Turismo

No dia 31 de outubro, a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego promove o Dia Aberto de Produtores Com Produtos Sustentáveis, para oferecer à comunidade duriense uma feira de produtos locais, sessões de showcooking e uma conversa aberta sobre a sustentabilidade alimentar. O evento, com entrada livre, decorre nas instalações da Escola na Quinta de S. Carlos, em Lamego, das 14h30 às 17h30.

-PUB-

O Dia Aberto de Produtores Com Produtos Sustentáveis da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego é dedicado à sustentabilidade e produção local e será uma oportunidade para os visitantes conhecerem e comprarem produtos locais sustentáveis, assistirem a uma sessão de showcooking com o Chef Hugo Santana da EHTD-l e a participarem numa conversa aberta sobre sustentabilidade e produção alimentar, com a enóloga Rita Ferreira, da Quinta de Ventozelo, e Chef Luís Guedes, da Quinta São José do Barrilário Douro Wine Hotel & Spa.

Sob o lema “Tens compras para fazer? Guarda para esse dia! Escolhe os melhores produtos e os mais frescos junto dos produtores que nos irão visitar!”, o evento é realizado no âmbito da participação da escola no projeto Grow Life, uma iniciativa conjunta da Caravana AgroEcológica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Turismo de Portugal para promover práticas sustentáveis.

O evento ocorrerá na tarde da próxima quinta-feira e terá lugar no Foyer do Salão Douro da Escola de Hotelaria e Turismo de Douro que se situa na Quinta de S. Carlos, na Rua Visconde Arneirós, 6, em Lamego.

Durante a feira, os produtores locais irão apresentar uma seleção de produtos frescos e sustentáveis, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor as práticas de produção responsável e de consumo consciente. A demonstração de showcooking vai destacar a utilização de ingredientes locais em receitas criativas, incentivando a adoção de práticas alimentares mais sustentáveis.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, como  referência na formação na área da hotelaria e turismo, é  comprometida com a promoção de práticas sustentáveis e com a formação de profissionais qualificados e conscientes dos desafios ambientais, mas também comprometida com a comunidade em que se insere e  pretende motivar esta  a participar e descobrir mais sobre o futuro da produção sustentável.

Neste contexto surge a sua participação no projeto Grow Life, que conta com o apoio de várias entidades e programas europeus, incluindo a Cidadania Climática, a Federação Portuguesa de Escolas, o Programa CHANGE, e o apoio da Câmara Municipal de Lamego. O Grow Life é um projeto internacional para promover a transição para um Sistema Alimentar mais sustentável e que visa sensibilizar e educar as comunidades para a adoção de práticas que assegurem uma alimentação saudável acessível a todos, promovam a subsistência dos agricultores e protejam o meio ambiente.

Este projeto envolve produtores agrícolas, decisores políticos, consumidores, Chefs e estudantes de culinária, para promover a partilha de conhecimento sobre práticas sustentáveis da horta à cozinha, e a criação de circuitos de proximidade.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS