Consciente dessas dificuldades, a VTM decidiu, à semelhança do que aconteceu em 2018, quando este trabalho foi realizado pela primeira vez, ajudar duas corporações da região, com uma verba solidária. Ao todo, foram disponibilizados 1500 euros, resultantes da publicidade angariada para que o suplemento pudesse ser publicado.
O valor foi dividido em partes iguais, 750 euros para cada corporação e as corporações contempladas foram encontradas através de um sorteio, realizado na quarta-feira (30), que contou com a participação de Diamantino Lopes, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Bragança, e Orlando Matos, em representação da Federação dos Bombeiros do Distrito de Vila Real.
As 51 corporações, distribuídas por quatro Comunidades Intermunicipais diferentes, e, consequentemente, por quatro comandos sub-regionais, foram dividas em dois potes. No pote número 1 ficaram as 26 corporações do distrito de Vila Real. No pote número 2 ficaram as do distrito de Bragança e as do Douro Sul, nomeadamente Lamego, Armamar, Moimenta da Beira, São João da Pesqueira, Ervedosa do Douro, Tarouca, Tabuaço, Penedono e Sernancelhe, do distrito de Viseu, e também Vila Nova de Foz Côa, do distrito da Guarda, 25 ao todo. O sorteio contemplou os Bombeiros de Tabuaço e os Flavienses.
“A Voz de Trás-os-Montes está de parabéns por retratar a realidade dos bombeiros da região e, com isso, aproximar-nos da comunidade. É importante que as pessoas saibam aquilo que fazemos, as dificuldades que temos e, dessa forma, nos consigam ajudar, no dia a dia, para melhor executarmos a nossa missão”, afirmou Orlando Matos.
Diamantino Lopes enalteceu, também, o trabalho feito pelo jornal, destacando “que são iniciativas como esta que dão nome aos bombeiros e que abraçamos com todo o gosto”.
O sorteio foi realizado nas instalações do jornal A Voz de Trás-os-Montes e foi transmitido, em direto, no Facebook e no Youtube. As corporações contempladas já foram contactadas e a entrega da verba será feita ainda este mês.[/block]