Domingo, 1 de Dezembro de 2024
No menu items!

Duas realidades diferentes unidas (mas não só) pelo vinho

O setor vitivinícola foi tema de debate, na sexta-feira, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e no sábado, na Quinta do Bonfim, no Pinhão, naquela que foi a 18º edição do Encontro Duero-Douro, que juntou lusitanos e espanhóis.

-PUB-

O estabelecimento de ensino superior recebeu várias figuras do setor vitivinícola, que debateram temas como enoturismo que pode ser uma forma de intervenção, ou como as novas tecnologias que podem ajudar nos novos desafios da vitivinicultura.

Fernando Bianchi-de-Aguiar, ex-professor da UTAD, explicou que o objetivo foi “ver outras opiniões de um território muito parecido”, relembrando que “nós vivemos na mesma bacia hidrográfica, em que 20% do Douro é português, 80% é espanhol”, além de “termos um contínuo de vinhas de mais de 140 mil hectares ao longo de todo o rio Douro”.

O presidente honorário da International Organisation of Vine and Wine adiantou ainda que a “regionalização espanhola tem uma vantagem para o território enorme”, dando conta que Portugal deveria estar atento a essa possibilidade, porque isso permite “a proximidade da gestão dos interesses

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS