Presentes no evento estão os produtores de vinho do concelho que, no local, vendem ao copo ou à garrafa os néctares que produzem nas suas quintas. São os 8 produtores, que, durante os dois dias, têm em exposição e para venda os vinhos produzidos no território, nomeadamente a Adega Cooperativa de Torre de Moncorvo, Pardala e Estrela do Peredo, Quinta do Couquinho, Quinta do Gravançal, Quinta da Silveira, Quinta da Terrincha, Quinta Vila Maior e Recantos do Vinho.
O processo que permite que este evento seja possível decorre durante os meses de setembro e outubro, altura em que se fazem as vindimas e as quintas e os produtores organizam equipas para efetuarem manualmente a colheita das uvas. Estas, por sua vez, são entregues nos lagares onde são transformadas em vinho e dão origem ao produto final.
Nesta edição, destaca-se a “realização de uma noite branca, de batismos de Stand Up Paddle, Fitdance, música para bebés e vários concertos e espetáculos musicais”. Torre de Moncorvo está situada na margem direita do Douro, cercada a Norte e Noroeste pelo rio Sabor e a Sul pela Serra do Roboredo. Grande parte do concelho é abrangida pela Região Demarcada do “Vinho do Porto” e, pela área do Alto Douro Vinhateiro classificada como Património da Humanidade, pela UNESCO.
Além da dinamização da economia local, “este evento tem como objetivo aumentar a oferta turística da região fora da época alta”.