A Iniciativa Educação tem como finalidade quer contribuir para o esforço nacional de formação e qualificação real dos jovens, em especial daqueles que, devido a dificuldades económicas, familiares, educativas ou sociais, não atingem os resultados escolares que poderiam obter, encontrando-se em risco de insucesso escolar”.
Nuno Crato, presidente da Iniciativa Educação, explica que o objetivo passa por valorizar o ensino profissional e reduzir o défice de técnicos nas empresas. Desde o início que o programa tem uma estreita colaboração entre empresas, autarquias, escolas e estabelecimentos de ensino superior. “Esta escola conta com o apoio da autarquia, mas também com empresas que ajudam a definir o curso, para que ele seja mais adequado às necessidades do mercado de trabalho. Conta com o apoio do ensino superior, neste caso da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, para definir os critérios académicos que garantem que o curso está atualizado”.
O antigo ministro da educação revelou que os alunos que escolhem esta opção “sabem que existem empresas que os estão a ajudar na sua formação”, acrescentou. Adiantou ainda que os cursos “são diferentes” em função das necessidades da região.
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar