Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025
No menu items!

Esperada boa produção de castanha mas a podridão ainda é uma ameaça

O fungo foi um dos temas debatidos na IV edição de Judia com Futuro em Rio Bom

-PUB-

Depois de, no ano passado, os produtores terem perdido metade da produção, devido à podridão, em 2024 muitos aplicaram tratamentos para evitar a repetição deste cenário. Ainda assim, é previsível que o fungo ainda continue a ser um problema e haja novamente uma quebra de produção. O tema desta doença esteve em cima da mesa nas palestras que fizeram parte da iniciativa.

Para 2023 previa-se mesmo um recorde de produção, em Portugal acima das 40 mil toneladas, mas metade “foi fora”. Segundo o investigador, José Laranjo, se não houvesse podridão a produção seria boa, já que o potencial de produção no país se situa entre as 40 a 50 mil toneladas.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS