Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
No menu items!

Feira do Folar e Produtos da Terra regressa em abril

O folar é o produto rei que dá nome ao evento ao qual se juntam outros produtos da terra, a gastronomia e, principalmente, o vinho, uma vez que este ano a Feira do Folar e Produtos da Terra de Carrazeda de Ansiães integra a programação da iniciativa Douro Cidade Europeia do Vinho, que ao longo de todo o ano vai decorrer nos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro.

-PUB-

Em comunicado, a autarquia explica que o certame, que acontece nos dias que antecedem a Páscoa, regista um “crescimento no próprio conceito, ao apostar na inclusão da gastronomia e dos vinhos e também dos espetáculos musicais”.

A Feira irá decorrer no Centro de Apoio Empresarial, com uma “área exclusivamente dedicada à atividade de panificação, que são os produtores do tradicional folar, mas também expositores com outro tipo de produtos, nomeadamente pastelaria, compotas, enchidos, licores, vinho, azeite, mel e outros produtos alimentares e agrícolas”, revela a autarquia, adiantando que, haverá uma tenda exterior com palco para animação, tasquinhas com serviço de refeições e expositores de vinho do concelho.

A organização preparou ainda no interior do Centro de Apoio Empresarial um espaço destinado à exposição de produtos, mas também uma área ‘Kids’, onde as crianças “se podem divertir, em total segurança, contando com o acompanhamento e vigilância de monitores”.

O certame representa uma “oportunidade para comercialização dos produtos do concelho, em especial o folar, contribuindo para promover a economia local, cultura, tradições e turismo”.

Como ocorre num período festivo, o evento é também ponto de encontro, um espaço de convívio e animação, e um motivo de atração para visitar Carrazeda de Ansiães.

FESTIVAL DO CABRITO

Na mesma semana, Carrazeda de Ansiães realiza o Festival do Cabrito na restauração local, inserido nos Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte. “O cabrito, para além de ser um prato caraterístico da Páscoa, é típico neste concelho, e autarquia incentiva o consumo deste produto, que “é muito importante para a restauração e para a produção”.

Durante o período em que decorre o festival, por cada 30 euros gastos em refeições de cabrito, o município oferece uma garrafa de vinho e um copo alusivo ao território.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.