Em comunicado, a autarquia explica que o certame, que acontece nos dias que antecedem a Páscoa, regista um “crescimento no próprio conceito, ao apostar na inclusão da gastronomia e dos vinhos e também dos espetáculos musicais”.
A Feira irá decorrer no Centro de Apoio Empresarial, com uma “área exclusivamente dedicada à atividade de panificação, que são os produtores do tradicional folar, mas também expositores com outro tipo de produtos, nomeadamente pastelaria, compotas, enchidos, licores, vinho, azeite, mel e outros produtos alimentares e agrícolas”, revela a autarquia, adiantando que, haverá uma tenda exterior com palco para animação, tasquinhas com serviço de refeições e expositores de vinho do concelho.
A organização preparou ainda no interior do Centro de Apoio Empresarial um espaço destinado à exposição de produtos, mas também uma área ‘Kids’, onde as crianças “se podem divertir, em total segurança, contando com o acompanhamento e vigilância de monitores”.
O certame representa uma “oportunidade para comercialização dos produtos do concelho, em especial o folar, contribuindo para promover a economia local, cultura, tradições e turismo”.
Como ocorre num período festivo, o evento é também ponto de encontro, um espaço de convívio e animação, e um motivo de atração para visitar Carrazeda de Ansiães.
FESTIVAL DO CABRITO
Na mesma semana, Carrazeda de Ansiães realiza o Festival do Cabrito na restauração local, inserido nos Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte. “O cabrito, para além de ser um prato caraterístico da Páscoa, é típico neste concelho, e autarquia incentiva o consumo deste produto, que “é muito importante para a restauração e para a produção”.
Durante o período em que decorre o festival, por cada 30 euros gastos em refeições de cabrito, o município oferece uma garrafa de vinho e um copo alusivo ao território.