O Parque Municipal de Exposições de Vinhais recebe a festa que pretende “valorizar a castanha, promovê-la gastronomicamente e potenciar a sua produção e divulgação”.
Além da castanha, haverá também outros produtos locais como o fumeiro, num total de 75 expositores.
Num fim de semana onde a castanha é rainha, ao longo do recinto é possível encontrar vários produtos derivados da castanha à venda, assim como produtos das colheitas de outono, como vinhos, cogumelos e também não faltará artesanato.
Esta edição da Rural Castanea volta a contar com o maior assador de castanhas do mundo, desde 2007 inscrito no Guiness World Records e onde todos são convidados a participar e provar castanhas assadas.
A festa da castanha é a oportunidade para degustar muitos produtos da região expostos nos vários stands e também nos restaurantes aderentes, onde poderão encontrar vários pratos tradicionais confecionados à base do fruto, que no passado já foi substituto da batata.
O evento vai contar ainda com uma parte musical, com concertos de Bárbara Tinoco, dia 20 e no dia seguinte será a vez de Diogo Piçarra subir ao palco com os seus mais recentes êxitos.
A Rural Castanea conta ainda com uma “chega de touros”, passeio BTT – Tour da Castanha, apresentação de músicas tradicionais, jornadas gastronómicas e exposições de produtos regionais.
DOENÇAS
Para ajudar os produtores a combater algumas pragas, o município de Vinhais submeteu uma candidatura a fundos comunitários, que foi aprovada, de cerca de um milhão de euros, para tratar castanheiros doentes com cancro. “O tratamento está a ser feito em todo o concelho. Ainda não há resultados propriamente ditos, mas esperemos que resulte”, adiantou aos jornalistas o presidente da câmara, Luís Fernandes.
Vinhais é um dos maiores produtores nacionais de castanha, onde há cerca de 1.500 produtores. São colhidas anualmente entre 13 a 15 mil toneladas de castanha, que gera um volume de negócios a rondar os 15 milhões de euros.