Em comunicado, a autarquia de Alijó revela que a animação musical estará a cargo dos Taxi e The Black Mamba. Esta edição “inclui um cortejo e uma representação alusiva à época das vindimas com a participação de ranchos folclóricos locais. O programa do evento integra ainda o brinde ao Moscatel, que conta com a participação de todos os visitantes”, acrescenta.
A Festa do Moscatel celebra o vinho produzido a partir da casta moscatel galego, que ocupa cerca de 1.400 hectares de vinha neste concelho, onde é produzido aproximadamente 80% do moscatel da região do Douro.
No domingo, os ranchos de Alijó, Pinhão e Sanfins do Douro irão dar vida a um cortejo e irão fazer uma representação alusiva às vindimas. Outro dos pontos altos do programa é a iniciativa “Conversas de Copo na Mão”, que vai juntar o Deputado e Professor Universitário Luís Ramos e o Presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Paredes, numa tertúlia dedicada aos “Vinhos do Douro e os futuros possíveis”, que terá lugar no Núcleo Museológico do Pão e Vinho.
Durante os três dias do evento, haverá muita animação a cargo do Às da Concertina, do Acordeão em Espetáculo, que junta Tiago Pirralho, Rodrigo Maurício e Rita Nunes, e da Tôna Tuna – Tuna Feminina Universitária de Bragança. A estes grupos irão juntar-se a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Favaios e os Zés Preiras de Sanfins do Douro. As noites do evento terminam com a atuação de dois DJ.
O programa inclui ainda uma missa na capela do Senhor Jesus do Outeiro e o GPS EPIC Samsys pelo Atlético Clube Alijoense – DC22/Movhera Escola de Ciclismo, com concentração na Adega de Favaios.
A cerimónia de inauguração do evento terá lugar na sexta-feira, dia 8, às 18 horas, no recinto da Festa situado na avenida Senhor Jesus do Outeiro, em Favaios.
A organização está a cargo do Município de Alijó, Adega de Favaios e Junta de Freguesia de Favaios.