Realizado nos dias 8 e 9 de maio em diversos locais da Região – Vila Real, Alijó e Vila Pouca de Aguiar, este I Fórum Empresarial reuniu uma audiência diversificada de líderes empresariais, empreendedores, autoridades locais e especialistas, que participaram de discussões construtivas e inspiradoras sobre os desafios e oportunidades que enfrentam as empresas.
No dia 8 da parte da manhã na Casa de Mateus, e após a sessão de abertura, foi abordado o tema, dos “Desafios e o futuro das empresas em territórios de baixa densidade”, pelo presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N), António Cunha, por Pedro Fraga, Diretor Nacional da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e pelo diretor-geral da Continental Advanced Antenna.
Ainda da parte da manhã, foram apresentados os programas Portugal 2030 e PRR e o seu impacto para as PME’s, pelo presidente da Comissão Nacional do PRR, Pedro Dominguinhos e pelo Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), Luís Filipe Guerreiro.
A terminar a sessão da manhã, foi debatido o associativismo como fator critico para o desenvolvimento dos territórios e das empresas, em que participaram, Miguel Pinto, vice-presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal, José Eduardo Carvalho – presidente da Associação Industrial Portuguesa, Ana Carvalho – presidente da Direção do Nerba – Associação Empresarial do Distrito de Bragança, e Víctor Caramanzana Rey, presidente de la Cámara de Comercio, Industria y Servicios de Valladolid e em que foi debatido o papel das associações empresariais, no apoio ao crescimento e sucesso das empresas, constituindo-se como uma rede de suporte, recursos e oportunidades que contribuam para um ambiente empresarial mais robusto e próspero, tendo sido referidos exemplos concretos. Moderou esta sessão, o jornalista Miguel Cabral, da TVI/CNN.
No dia 8 de maio, da parte da tarde, decorreram quatro painéis sectoriais, em diferentes locais da região, em que as empresas participantes compartilharam as suas experiências e pontos de vista, oferecendo perspetivas valiosas sobre como impulsionar o crescimento económico sustentável na região, nos setores em causa.
Assim, em Alijó, decorreu o painel do “Agroalimentar, o Turismo e o Vinho”; em Vila Real, decorreram os painéis, “A Indústria Transformadora”, no Régia Douro Parque e as “Novas Tecnologias e o Digital”, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro; em Vila Pouca de Aguiar decorreu o painel a “Engenharia, Arquitetura e Construção”.
No dia 9 de manhã, e ainda no âmbito deste I Fórum Empresarial do Douro, decorreram na Quinta do Paço, em Vila Real, encontros B2B entre Câmaras de Comércio e Indústria de vários países, potenciais compradores nacionais e internacionais e outros players ligados ao comércio internacional. Estes encontros B2B, constituíram um espaço de networking e colaboração, que proporcionaram oportunidades únicas para estabelecer novos contactos e parcerias estratégicas, com os potenciais compradores.
Nas suas palavras de encerramento, o Presidente da NERVIR- Associação empresarial, Mário Rodrigues, expressou a sua gratidão a todos os oradores, participantes, patrocinadores e entidades, pelo seu apoio e contribuição para o sucesso do I Fórum Empresarial do Douro, e reiterou o compromisso da Nervir em continuar a promover iniciativas que impulsionem o desenvolvimento e o sucesso das empresas da região.
Desafiou ainda todos os envolvidos no I Fórum Empresarial do Douro e a comunidade empresarial a manter-se unida em torno de futuras iniciativas e eventos que visem o fortalecimento do tecido empresarial da região.