Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022
António Martinho
António Martinho
VISTO DO MARÃO Ex-Governador Civil, Ex-Deputado, Presidente da Assembleia da Freguesia de Vila Real. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Fórum, ou Compromisso para o Desenvolvimento (IV)

As intenções são, decerto, boas. Da minha parte não subsistem dúvidas. Os dados estatísticos, os estudos que vêm a lume aconselham a procurar caminhos que contrariem um certo determinismo que cria raízes e parece conquistar adeptos, mesmo por cá. Porque os de fora já há muito nos habituaram ao discurso do imparável. E quando ousamos convidá-los, insistem, quase com as mesmas palavras, como alguém sussurrava – com o disco riscado!

-PUB-

O Fórum que decorreu no Vidago, na semana passada, pode induzir a ideia do inevitável, contrariando as intenções de todos aqueles que subscreveram o ano passado o Compromisso 2020, aliás, numa atitude inédita que merece ser realçada, ao concitar a assinatura, que se pretende que constitua um compromisso, de várias instituições – ensino superior, comunidades intermunicipais e associações empresariais – para encontrar caminhos com vista ao desenvolvimento da região de Trás-os-Montes e Alto Douro (TMAD). Mas o trabalho conjunto deve ser feito mesmo em parceria, em cooperação, para resultar mais eficaz. Não se perca o que já se conseguiu…

Nas vésperas deste Fórum, o INE tornou públicos dados que, pelo habitual, já nem despertam preocupações. Mas

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

Mais Lidas

Acidente no IC5 faz uma vítima mortal

Trabalhadores da recolha do lixo em greve

Trocar a azáfama pela tranquilidade

Chaves foi à Madeira buscar três pontos

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.