O Centro PINUS, associação para a Valorização da Floresta de Pinho, promove uma visita de campo subordinada ao tema “Gestão de pinheiro-bravo” em Boticas. A iniciativa irá decorrer na manhã do dia 20 de maio, entre as 10h e as 13h.
Segundo a organização, “é dirigida a técnicos com funções de gestão de pinhal, dirigentes públicos ou privados com atuação no setor florestal, estudantes e docentes de ciências florestais”.
A iniciativa “irá aprofundar temas relacionados com a gestão de pinheiro-bravo, quer na perspetiva técnica, quer de governança e financiamento”. Além disto, “será uma oportunidade para conhecer o impacto do projeto de agrupamento de baldios, o envolvimento das autarquias, as oportunidades de financiamento público e privado e, ainda, casos de investigação e desenvolvimento florestal”.
A visita será conduzida por Ângelo Teixeira, da CAPOLIB – Cooperativa Agro-Rural de Boticas, Teresa Fonseca, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e Pedro Teixeira, do Centro PINUS.
Com sede em Viana do Castelo, o Centro PINUS é uma associação sem fins lucrativos que existe desde 1998 e “reúne os principais agentes da Fileira do Pinho, incluindo representantes da produção florestal, dos prestadores de serviços, das indústrias, da administração pública, do ensino superior e do setor financeiro”.
A visita de campo em Boticas é copromovida entre o Centro PINUS e a CAPOLIB, com o apoio da Câmara Municipal de Boticas e da UTAD.
A participação na iniciativa é gratuita, com inscrição prévia obrigatória. Esta poderá ser feita online até ao dia 18 de maio.