A VTM acompanhou a entrega no concelho de Vila Pouca de Aguiar. Numa das primeiras casas visitadas pelos guardas estava Raul Magalhães, de 64 anos, que vive sozinho e tem dificuldades em andar.
Surpreendido pela visita dos guardas, Raul confessou que “é sempre bom receber a visita” das pessoas. “Ainda não vi o que me trouxeram, mas por pouco que seja, dá sempre jeito”.
As compras são lhes entregues por um taxista, mas a noite de consoada foi passada com um sobrinho em Vila Real. “Se não ia para casa do meu vinho Paulo”, conta este homem, que é uma das pessoas sinalizadas pela GNR.
Mais acima, em outra aldeia, os militares entregaram os bens a Palmira Fernandes, de 84 anos, que ficou emocionada ao receber a visita inesperada. “Fiquei contente e não estava à espera. É um miminho que mostra que eles se lembram de nós”.
A noite de Natal foi passada em casa com os três filhos doentes e dependentes, de 42, 55 e 57 anos, que esta mãe cuida diariamente. Agora já não consegue fazer as refeições, que são entregues por uma instituição. “Vem cá trazer a comida, mas ao fim do mês tenho de pagar”, diz Palmira Fernandes.
“Os guardas costumam vir cá visitar-nos e são sempre bem-vindos”.
“NATAL MAIS QUENTE”
Numa iniciativa solidária, denominada “Natal mais quente”, que uniu os profissionais da GNR do distrito de Vila Real, os guardas percorreram vários concelhos durante três dias.
O tenente João Ribeiro explicou à VTM que “todos os militares e funcionários civis que desempenham funções no comando territorial contribuíram para a entrega destes cabazes”, que foram entregues aos idosos que estão sinalizados durante a operação Censos Sénior 2021. “Visamos idosos que vivam sobretudo sozinhos e isolados e que tenham condições socioeconómicas desfavoráveis. Nesta altura, a nossa prioridade recai sobre eles”.
Com 5.191 idosos sinalizados, Vila Real é o distrito do país onde há mais idosos sinalizados, pela GNR.
Ao mesmo tempo que fazem a entrega dos cabazes, os militares aproveitam para ver como estão os mais velhos e se precisam de alguma coisa, reforçando a proximidade com a comunidade. “Fazemos dois em um. Aproveitamos para passar, desejar um bom Natal, ver se está tudo bem e fazemos também a entrega dos cabazes”, sublinhou João Ribeiro, adiantando que foram contemplados cerca de 40 idosos, com bens de primeira necessidade, numa ação que juntou as secções de prevenção criminal e policiamento comunitário de Chaves, Peso da Régua e Vila Real.