Chama-se GT Rádio e chega a todo mundo desde Armamar. Os locutores são os alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira que, sozinhos ou em equipa, produzem os programas que vão para o ar.
“A escola, hoje, não pode estar confinada apenas à sala de aula”, afirma Joaquim Duarte, professor e impulsionador do projeto que nasceu há três anos. “Projetos que sejam diferenciadores e que criem nos alunos a necessidade de aprender são positivos”, salienta, explicando que “a ideia foi minha, mas quem fez o pedido, quem comprou o equipamento e concebeu o estúdio foi o diretor do agrupamento”.
Atualmente, “os programas são todos em direto, mas no início gravávamos tudo. Desde o ano passado que fazemos tudo ao vivo e é interessante porque a dinâmica é outra, é preciso ter mais improviso”, revela.
Todos podem participar, sejam alunos, professores ou funcionários, ainda que os protagonistas seja os estudantes. “Cada turma tem que fazer, por período, pelo menos um programa”, indica Joaquim Duarte, dando conta que “eles têm que programar, planificar e fazer o programa ao vivo. É uma forma diferente de aprender e podem sair daqui futuros profissionais da área”.
Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
ou compre apenas este artigo:
Comprar este artigo — 1,00€





You must be logged in to post a comment.