A Ir. Teresa Fernandes exerceu a sua ação pastoral no Porto, em Braga, Bragança e Macedo de Cavaleiros. Foi superiora da Congregação e a ela se deve, entre outros, o impulso na fundação do Centro D. Abílio Vaz das Neves (Macedo de Cavaleiros), Casa de Pereira (Mirandela) e Casa de Vilar de Nantes (Chaves).
A irmã nasceu na aldeia de Carrazedo, concelho de Bragança, no dia 3 de dezembro de 1939, de uma família profundamente católica. Durante a sua juventude trabalhou intensamente na vida da Igreja e nos Movimentos Juvenis do seu tempo, como catequista, animadora da paróquia e dirigente da JAC.
Foi admitida ao Postulantado da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado no dia 2 de fevereiro de 1964, vindo a professar no dia 15 de agosto de 1966, adotando o nome de Ir. Teresa de Jesus pelo qual viria a ser conhecida.
Foi uma das fundadoras do Movimento Juvenil Juventude Eucarística Franciscana, no ano de 1990.
A vida da Ir. Teresa teve uma marca fortemente missionária. Tendo nascido no dia de S. Francisco Xavier, terminou a sua peregrinação nesta terra na terça-feira, festa da Conversão de S. Paulo, pelas 6h35