Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
@ DR

Jardim em Mondim de Basto integra Rota dos Jardins Históricos

O Jardim da Casa da Igreja de Mondim de Basto recebeu, recentemente, o Selo de Qualidade da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos (AJH) e integra agora a Rota do Tâmega, da Rota dos Jardins Históricos de Portugal.

-PUB-

A Casa da Igreja com o seu jardim formal de buxo e japoneiras foi adquirida pelo Município no ano de 1998. Atendendo à especificidade e importância local do Jardim, a Câmara Municipal solicitou a sua certificação junto da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, processo que culminou com a atribuição do referido selo.

A Casa da Igreja é um solar construído no último quartel do séc. XVIII, por João Manuel de Carvalho Peres, conforme atesta o brasão que coroa o portal principal e a capela, da invocação de S. João Nepomuceno, benzida em 1792. Durante as invasões francesas, em 1809, a casa foi pilhada e bastante danificada. Em 1962, a pedido do proprietário António Lages, descendente do Comendador, a casa foi intervencionada pelo arquiteto Fernando Távora, segundo projeto de 1959.

Como forma de preservar este Jardim e as memórias que lhe estão associadas, a Câmara Municipal de Mondim de Basto tem vindo a introduzir aqui um programa ao serviço do município quer enquanto espaço de viveiro, quer pedagógico.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.