Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
No menu items!

Lamego assinala aniversário do Teatro Ribeiro Conceição

A noite desta sexta-feira foi de festa para as gentes de Lamego. O Teatro Ribeiro Conceição (TRC) celebrou 16 anos desde a sua reabertura com um espetáculo inédito e uma homenagem a um filho da terra.

-PUB-

Datado do ano de 1727, o edifício onde atualmente funciona o TRC foi construído para ser o Hospital da Misericórdia de Lamego, que ali funcionou até 1892. Em 1924 é comprado, em hasta pública, por José Ribeiro Conceição, sendo inaugurado como sala de espetáculos em 1929.

Mais tarde, em 1989, fechou portas, já em estado avançado de degradação. A autarquia acabou por adquirir a maior parte do teatro e, feitas obras de reabilitação, o mesmo é inaugurado a 23 de fevereiro de 2008.

16 anos depois, a cidade “vestiu-se” de gala numa cerimónia que contou com casa cheia e que, numa primeira parte, levou a palco um espetáculo inédito, levado a cabo por artistas multidisciplinares e pela comunidade lamecense, um espetáculo que cruzou movimentos, sons e gerações.

O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, aproveitou o momento para enaltecer o trabalho “daqueles que aqui trabalham e atuam”, mostrando-se “orgulhoso” pelo facto de “na nossa cidade se fazer cultura diariamente”.

“Lamego é a capital cultural do Douro e é com orgulho que ostentamos esse título”, afirmou.

A cerimónia contou, ainda, com a homenagem a um filho da terra. João Manuel Gama foi agraciado com o Prémio de Mérito Cultural do município.

Notícia desenvolvida na edição de 28 de fevereiro

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.