Datado do ano de 1727, o edifício onde atualmente funciona o TRC foi construído para ser o Hospital da Misericórdia de Lamego, que ali funcionou até 1892. Em 1924 é comprado, em hasta pública, por José Ribeiro Conceição, sendo inaugurado como sala de espetáculos em 1929.
Mais tarde, em 1989, fechou portas, já em estado avançado de degradação. A autarquia acabou por adquirir a maior parte do teatro e, feitas obras de reabilitação, o mesmo é inaugurado a 23 de fevereiro de 2008.
16 anos depois, a cidade “vestiu-se” de gala numa cerimónia que contou com casa cheia e que, numa primeira parte, levou a palco um espetáculo inédito, levado a cabo por artistas multidisciplinares e pela comunidade lamecense, um espetáculo que cruzou movimentos, sons e gerações.
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, aproveitou o momento para enaltecer o trabalho “daqueles que aqui trabalham e atuam”, mostrando-se “orgulhoso” pelo facto de “na nossa cidade se fazer cultura diariamente”.
“Lamego é a capital cultural do Douro e é com orgulho que ostentamos esse título”, afirmou.
A cerimónia contou, ainda, com a homenagem a um filho da terra. João Manuel Gama foi agraciado com o Prémio de Mérito Cultural do município.
Notícia desenvolvida na edição de 28 de fevereiro