Sábado, 1 de Novembro de 2025
No menu items!
Alto TâmegaMeios são escassos para combater fogo na zona de Monforte em Chaves

Meios são escassos para combater fogo na zona de Monforte em Chaves

Um incêndio que lavra desde segunda-feira na zona envolvente ao castelo de Monforte, em Chaves, inspira preocupação para várias localidades e os meios de combate são escassos, afirmou hoje o presidente da câmara.

-PUB-

“Esse incêndio teve uma grande progressão. É um incêndio que está descontrolado, tem alguns quilómetros de frente e esses quilómetros de frente, neste momento, inspiram preocupação para várias localidades como Casas de Monforte, Águas Frias, Assureiras do Meio e Assureiras de Baixo e Faiões”, afirmou Nuno Vaz à agência Lusa.

O alerta para este fogo foi dado às 15:02 de segunda-feira, em Vilar de Izeu, no Planalto de Monforte.

No mesmo dia houve mais dois fogos, um que ficou resolvido e outro que está hoje em fase de resolução.

“É um incêndio com uma dimensão significativa e essa preocupação é crescente, porque os meios são bastante escassos. Não tem sido possível mobilizar meios aéreos e os meios humanos e viaturas circunscrevem-se aos recursos dos bombeiros que existem no concelho, temos só a acrescentar uma brigada que veio do Douro”, referiu o autarca.

Nuno Vaz reforçou que “os meios são manifestamente insuficientes”.

“É verdade que tem sido insistentemente pedido um reforço de meios pelo comandante de operações e pelo comandante sub-regional, mas o ‘feedback’ que nós temos é que, dada a situação de catástrofe nacional, não há meios que seja possível mobilizar”, sublinhou.

O autarca realçou que, neste incêndio, “os bombeiros estão a fazer um trabalho importante de defesa das habitações e das pessoas”.

Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no combate a este fogo estavam, pelas 14:30, 82 operacionais e 24 viaturas.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS