Domingo, 19 de Abril de 2026
InícioChavesMinistro das Infraestruturas percorre EN2 para ouvir autarcas de norte a sul

Ministro das Infraestruturas percorre EN2 para ouvir autarcas de norte a sul

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, vai percorrer a EN2 durante quatro dias, entre terça-feira e sexta-feira, a fim de conhecer as necessidades de 35 municípios de Chaves a Faro.

-PUB-

A iniciativa do governante destina-se a obter a “radiografia das infraestruturas das regiões” atravessadas pela estrada turística, ao longo de 738 quilómetros, informou o Ministério das Infraestruturas e Habitação numa nota enviada à agência Lusa.

“’Ver para Fazer’ é o mote deste roteiro ministerial por uma das estradas mais emblemáticas do país, que percorre o interior de Portugal de norte a sul”, adiantou, indicando que o itinerário inclui “paragens e encontros com os autarcas” dos municípios servidos pela estrada nacional 2, com vista a “combater a injustiça territorial”.

Para Miguel Pinto Luz, “não basta dizer que temos de combater a interioridade, é preciso conhecer, ouvir de viva voz os agentes locais para conhecer as suas necessidades e dificuldades”.

“Este Governo trabalha todos os dias para combater estas desigualdades, porque só teremos coesão territorial se tivermos justiça territorial”, afirmou o ministro, citado na nota, realçando a importância de se inteirar dos “problemas com que se deparam” os referidos 35 concelhos, bem como das propostas dos autarcas, designadamente, ao nível das infraestruturas, da mobilidade da habitação, entre outras áreas.

Com este roteiro pela EN2, “pretende-se igualmente mostrar a importância de existir uma visão integrada das infraestruturas com as outras dimensões sociais e económicas das regiões”, para que “sirvam eficazmente os territórios e as populações”.

A viagem do ministro das Infraestruturas e Habitação começa no dia 21, em Chaves, ao KM 0 da EN2, e termina em Faro no dia 24, ao KM 738.

“Esta deslocação pela mais longa estrada nacional portuguesa resulta de um desafio lançado, em julho, pela Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, que ficou naturalmente adiado para depois das eleições autárquicas”, explicou o Ministério.

Miguel Pinto Luz será acompanhado pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, e também, em alguns troços do roteiro, pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS