O rallycross é um formato de desporto automóvel que combina o melhor de dois mundos: corridas em circuito e rallies. As provas têm lugar em pistas mistas de asfalto e terra com carros derivados dos rallies, 4×4, mas com potências da ordem dos 600CV, verdadeiras “bestas” do asfalto que conseguem fazer tempos dos 0 aos 100km/h mais rápidos que um Fórmula1 (cerca 2s), com luta renhida permanente em todas as curvas por um espaço de ultrapassagem, com os espetadores a poderem apreciar toda a ação porta-com-porta do princípio ao fim. Evoluindo do campeonato europeu, este desporto cresceu para se tornar num estonteante espetáculo global, atraindo estrelas como Petter Solberg (atual campeão), Jacques Villeneuve, Tanner Foust, Ken Block, Sebastien Loeb, entre outros, e com transmissão TV em direto em mais de 80 países (em Portugal o direto exclusivo será na SportTV2).
A corrida de Montalegre conta com dois pilotos nacionais em prova na categoria principal, Joaquim Santos, em Ford Focus, e Mário Barbosa, em Citroën DS3. Joaquim Santos já participou na prova do Mundial o ano passado, onde estreou o Ford Focus ST e conseguiu marcar pontos. Já Mário Barbosa vai fazer a sua estreia mundial este fim de semana no circuito barrosão, ao volante de um Citroën DS3.
A autarquia espera receber cerca de 50 mil pessoas para assistirem ao espetáculo do Rallycross, uma modalidade que não para de ganhar adeptos, não só nas bancadas mas também junto de pilotos de categoria mundial.