O programa do evento, a realizar-se no dia 25 de novembro, conta com um concerto “inteiramente dedicado” Johann Sebastian Bach, cujas composições vão ser interpretadas por Inês Correia na flauta transversal e Tiago Ferreira no órgão.
As comemorações também contarão com a participação do “Coro da Misericórdia de Lamego”, dirigido por Joel Valente, que interpretará um coral do compositor alemão acabando com uma eucaristia, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego.
O Mosteiro das Chagas foi fundado por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no antigo Campo do Tablado, o Mosteiro das Chagas iniciou-se com um grupo de sete clarissas, provenientes do Convento de Monchique (Porto), todas irmãs do Bispo.
Adicionando, mais tarde, muitas das capelas instituídas no Mosteiro ao longo dos séculos XVII e XVIII, bem como os respetivos recheios de escultura, que foram doadas para o acervo do Museu de Lamego.
Do mosteiro original resta agora a Igreja das Chagas, uma das mais belas joias do património arquitetónico da região do Douro, propriedade da Misericórdia de Lamego, depois de um trágico incêndio ter destruído, em 1911, o antigo templo desta irmandade.