Sábado, 20 de Julho de 2024
No menu items!




Município quer submeter rituais do Solstício de Inverno a património imaterial

O município de Miranda do Douro vai submeter uma candidatura dos rituais ancestrais com máscara do Solstício de inverno ao Registo Nacional do Património Cultural Imaterial.

-PUB-

Segundo Helena Barril, presidente da autarquia, “este pedido vai ser feito ao Registo Nacional do Património Cultural Imaterial, com salvaguarda urgente, porque estas festas do Solstício de Inverno são identitárias do território da Terra de Miranda e pretendemos que as mesmas façam parte do inventário nacional para a sua salvaguarda”.

Em Miranda do Douro, os rituais com figuras mascaradas ainda se realizam, com a pureza que lhes é característica, nas aldeias de S. Pedro da Silva (13 de dezembro), Constantim (26 e 27 de dezembro) e Vila Chã de Braciosa (1 de janeiro).

De acordo com Helena Barril, cada uma destas festas será objeto de uma candidatura, que será submetida esta quarta-feira, 10 de julho, dia em que se celebram os 479 anos da elevação de Miranda do Douro à categoria de cidade.

“Estas festas e estes rituais fazem parte da identidade do povo mirandês”, vinca a autarca.

A candidatura descreve, por exemplo, que, apesar de todas as dificuldades inerentes à baixíssima densidade demográfica do território, estas festas solsticiais são vividas de modo particularmente intenso, com níveis elevados de participação.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS