Tendo em conta as prioridades estabelecidas pelo Sistema de Gestão Integrado de Fogos Rurais, esta iniciativa vai reflorestar e arborizar o concelho, incluindo em terrenos baldios, em parceria com a Junta de Freguesia de Lamego e num trabalho articulado pelo Gabinete Técnico Florestal.
Para a salvaguarda das manchas florestais no topo da Serra das Meadas, o novo caminho terá uma componente de corta-fogo complementado com uma “cortina” alternada de espécies coníferas autóctones – camaciparis e cedros – mais resistentes a incêndios e cujas características aumentarão a faixa de segurança. Também serão plantadas outras espécies de flora arbórea e arbustiva – carvalhos, bétulas, freixos, medronheiros, tramazeiras, pilriteiros e loureiros – nas encostas interiores e contíguas a este novo estradão, com o objetivo reforçar a biodiversidade da zona.
Em articulação com os Sapadores Florestais e a RIBAFLOR – Associação Florestal das Terras de RibaDouro, o Município de Lamego tem feito a gestão das faixas de combustível nesta área, reforçando a reflorestação e a promoção da regeneração natural.
Os trabalhos serão concluídos de forma breve para garantir o acesso a viaturas de combate a incêndios, com largura de segurança e clareiras para inversão de marcha. O trilho também poderá ser percorrido a pé.