Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026
No menu items!
Luís Tão
Luís Tão
Empresário

O Calvário do Monte da Forca

Em outubro de 2023, visitei a freguesia de Parada de Cunhos, como Presidente da Concelhia do PSD de Vila Real.

Esta visita fazia parte de um programa a que chamávamos “Roteiro das Freguesias”. O objetivo era ir para o terreno, avaliar as dificuldades das pessoas, entender as suas necessidades e assim propor melhorias em função daquilo que víamos e sentíamos.

Nesse sentir do pulsar da vida das pessoas, visitamos o Complexo Desportivo do Monte da Forca, não tendo sido surpresa aquilo que vimos: notórios sinais de abandono, evidentes sinais de degradação, que apesar de muitas promessas e anúncios de investimento de milhares de euros, anúncios de projetos aprovados que iriam melhorar a situação… nada, mas mesmo nada foi feito e a situação continua a envergonhar toda a gente.

Vem isto a propósito do último jogo, no fim de semana passado entre o Sport Clube de Vila Real e o Leça Futebol Clube.

A capital de distrito, a equipa centenária, aquilo que mostra a quem nos visita, é de tal maneira mau, que além de não dignificar ninguém, deixa uma imagem de degradação, de desleixo, que não se coaduna com os padrões de uma cidade moderna, que todos queremos e merecemos.

O desporto é uma poderosa ferramenta de transformação social e comunitária, e o seu desenvolvimento num concelho tem um impacto significativo na vida dos seus habitantes. Promover práticas desportivas não só incentiva a saúde física e mental, mas também fortalece os laços entre os cidadãos, cria oportunidades de inclusão e dinamiza a economia local.

Um dos primeiros passos para o desenvolvimento do desporto é garantir a existência de infraestruturas adequadas. Isso inclui a construção e manutenção de campos, ginásios, pistas de atletismo e espaços ao ar livre para a prática de atividades desportivas. Ao proporcionar locais apropriados, incentivamos não apenas a prática desportiva formal, mas também o lazer e a atividade física diária da população.

Boas instalações desportivas são muito mais do que simples estruturas físicas; elas representam a alma de uma comunidade, são faróis de orgulho cívico. A qualidade das infraestruturas desportivas torna-se um reflexo não apenas da capacidade organizacional de uma cidade ou concelho, mas também do seu compromisso com o bem-estar da população.

Cidades e concelhos com boas instalações desportivas tendem a desfrutar de uma reputação positiva, tanto no cenário regional quanto nacional. O sucesso de uma equipe local eleva a autoestima da comunidade, transforma cidadãos em apoiantes apaixonados e faz com que todos se sintam parte de algo maior.

Cada edifício conta uma história, cada rua revela um capítulo da nossa trajetória coletiva. Portanto, ao guiarmos os nossos visitantes por esses espaços, compartilhamos não apenas informações, mas também a paixão que sentimos pelo nosso lar. É nesse compartilhar que dignificamos a nossa cidade e respeitamos aqueles que aqui chegam.

É urgente intervir no Monte da Forca, o Calvário já é demais.

ARTIGOS do mesmo autor

Linha do Valle do Corgo

Democracia, a voz do povo

Expectativas 2025-2029

O militante imaginário

Obrigado 2021-2025

De volta às aulas

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS