Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
No menu items!
Barroso da Fonte
Barroso da Fonte
Escritor e Jornalista. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

O Natal das nossas preocupações

Sempre a vida correu o seu ciclo natural. Desde que o homem, após milhões de anos, passou da barbárie à fase civilizacional. Nessa altura começou a luta pelo poder. O poder e a religião foram os dois factores que transformaram o ser humano em antagonismo sistemático. Para vingar esses dois desideratos surgiram o ódio, a raiva, a perseguição, o crime. São esses vícios universais que geram as guerras, os assaltos, as mortandades, as perseguições, os desentendimentos, as traições, tudo quanto faz de um homem o inimigo do outro homem. O mal de uns transformou-se no bem de outros. Para obter aquilo que é do vizinho, tudo, para uns quantos, é permitido. Rouba-se em instantes aquilo que outra pessoa economizou numa vida inteira. Para esses, todas as formas de roubar são válidas. Mesmo que seja preciso matar, incendiar, destruir. O poder é cego. E todas as vias são utilizadas para alcançar esse poder.

Do mesmo modo se procede com a religião. O fundamentalismo rima com fanatismo. Dois vectores correlativos que incendeiam multidões, acirram ódios, geram guerras de consequências catastróficas.

A religião católica tem um tempo para fazer tréguas a essas estúpidas leviandades.

Esse tempo é o Natal que invoca o nascimento do Menino Jesus no Presépio de Belém em ambiente quase desumano. Não é todo o mundo que celebra esta quadra, porque há diversas outras religiões que têm outras práticas, noutras épocas do ano. Seja como for a quadra natalícia celebra o nascimento do símbolo do humanismo, da reconciliação, da fraternidade e do amor.

O mundo sempre andou em guerra e por motivos fúteis. Se no passado eram guerras

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS