Domingo, 6 de Outubro de 2024
No menu items!
Barroso da Fonte
Barroso da Fonte
Escritor e Jornalista. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Há 480 anos morreu o descobridor da Califórnia

A Academia Portuguesa de História, nos anos 80 do século XX, mandou investigar as origens de João Rodrigues Cabrilho, descobridor da Califórnia.

Dessa investigação resultou uma decisão científica na qual se afirma que João Rodrigues Cabrilho nasceu no lugar da Lapela, freguesia de Cabril, concelho de Montalegre.

Na sequência desse estudo e dessa conclusão o historiador beirão João Soares Tavares aprofundou aquela conclusão e, ao longo dos anos, continuo a visitar as fontes possíveis, factos que passaram a filmes (tanto mais que ele é cineasta) e historiador profissional; e sempre consolidou as probabilidades recolhidas pela Academia Portuguesa. Inclusivamente preparou e editou um filme e diversos livros da sua autoria, a convite da Câmara de Montalegre. Todos concluindo o que atrás se escreve. Na qualidade de colaborador do Jornal de Notícias, pude saber que, nos anos 80, dessa época, a vencedora do concurso destinado a escolher a miss anual, tinha como prémio, visitar o país e as origens do descobridor da Califórnia.

Como Barrosão alertei Carvalho de Moura, Presidente da Câmara, que imediatamente convidou a Academia Portuguesa de História, que, por sua vez, destacou o Flaviense Doutor Montalvão Machado para aprofundar o caso. O burburinho serenou e a Câmara custeou o monumento fronteiriço no melhor espaço urbano da vila de Montalegre.

Dia 3 do corrente fez 480 anos que faleceu, na Alta Califórnia, com o nome de João Rodrigues Cabrilho.

Montalegre não comemorou a morte do maior herói que invoca (e bem) sempre que exalta as suas mais destacadas figuras humanas. Não foi invocado pelo concelho onde nasceu, nem o distrito, nem a Província, nem o País.

Como Barrosão e Transmontano e, ainda como jornalista que na altura propôs à Câmara de Montalegre que obtivesse, da Academia Portuguesa de História, o parecer científico sobre o país de nascimento, uma vez confirmada sua naturalidade no lugar da Lapela, freguesia do concelho de Montalegre, lamento que nem a autarquia, nem o ministério da Cultura, nem o País, nem a Lusa tenham valorizado esta efeméride nacional.

Saúde-se o Diário de Notícias desse dia que deu cobertura em toda a página 13, assinada por Paulo M.J. Afonso*, com um relato científico, ilustrado com um monumento alusivo ao herói da frota de três navios, pertença de Alvarado-Mendonça.

*Paulo M.J. é astrofísico português residente nos Estados Unidos (Califórnia), professor de astronomia e investigador de história e cartografia

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

Um país em loop

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS